Direito
11.12.17

Novos cursos Pro PALOP-TL ISC online na plataforma AGORA

A plataforma AGORA, em parceria com o Pro PALOP-TL ISC, lança, a partir de 11 de Dezembro 2017 mais três cursos de aprendizagem à distância, abertos ao público e gratuitos. Os três cursos versam “Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC): a transformar parlamentos”, “Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Parlamentos e Orçamentos” e “Fiscalização e controlo de Indústrias Extractivas: Parlamentos, Instituições Superiores de Controlo e Sociedade Civil”.

Os cursos foram desenhados com base nas formações e seminários realizados pelo Pro PALOP-TL ISC, e destinam-se aos membros dos parlamentos, das Instituições Superiores de Controlo (ISC) e da sociedade civil, mas também a profissionais e estudantes interessados.

O curso “Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC): a transformar parlamentos” aborda a forma como as TIC estão a revolucionar os meios de comunicação e de partilha de informação no ambientes de trabalho, incluindo nos parlamentos. Por outro lado, fala também do potencial das TI nos parlamentos ao permitirem que realizem as suas actividades de forma mais eficiente, eficaz e transparente, além de melhorarem a forma como os mesmos interagem com os cidadãos.

O curso “Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Parlamentos e Orçamentos” Coloca o papel dos Parlamentos no centro da discussão, com a constatação de que, uma eficaz fiscalização legislativa orçamental melhora significativamente a possibilidade de atingir as metas de desenvolvimento sustentável. Através do seu poder de aprovação e alteração do Orçamento de Estado, o parlamento ajuda a garantir uma maior transparência dos orçamentos. Assim, o parlamento é fundamental para garantir o financiamento dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (OD) e que estes recursos financeiros sejam destinados às comunidades marginalizadas da sociedade.

O curso “Fiscalização e controlo de Indústrias Extractivas: Parlamentos, Instituições Superiores de Controlo e Sociedade Civil” combina a experiência no terreno com as melhores práticas globais para fornecer aos parlamentares e profissionais um conjunto de ferramentas para assegurar a gestão transparente, independente e responsável de projectos de indústrias extractivas.
Os cursos estão disponíveis na língua inglesa, mas irão estar ate ao final de 2017 em língua portuguesa. A frequência do curso é feita online e gratuita. Os cursos são certificados pelas Nações Unidas, concedendo o respectivo certificado.